Fale conosco via WhatsApp

Chamar no WhatsApp

Deputado quer expandir uso de energia solar na agricultura familiar no Mato Grosso

Publicado em 01/02/2020
Compartilhe:


O deputado estadual Thiago Silva quer criar um programa de instalação de energia solar na zona rural no estado do Mato Grosso e também defende o incentivo e uso da energia eólica, ressaltando a importância do uso de energias limpas. O objetivo é favorecer o trabalho das 100 mil famílias que vivem da agricultura familiar na região.



Saiba mais: Usina solar



“O apoio para produção, assistência técnica e comercialização às comunidades e assentamentos da zona rural é fundamental. Acredito que, com uso de energias limpas, o custo para o pequeno produtor fica menor, aumentando assim sua lucratividade”, disse Thiago Silva.



O deputado também é autor do projeto de lei 337/2019, que dispõe sobre Política Estadual de Incentivo ao Aproveitamento da Energia Solar em todo o Estado. O objetivo do projeto é estimular como forma de diminuir o consumo das diferentes fontes de energia, os investimentos e a implantação dos sistemas de energia solar ecologicamente corretos, englobando o desenvolvimento tecnológico em empreendimentos particulares e públicos.



“A constante reclamação dos pequenos produtores de Mato Grosso consiste na oscilação e baixa qualidade na transmissão de energia, principalmente nas regiões Araguaia, Sudeste e Noroeste. Dessa maneira, o uso de energia limpa é uma alternativa eficaz para a produção da agricultura familiar”, reforça.



Ele defende que haja uma interação entre Governo Federal (Incra), Estado (Seaf e Empaer) para que esse apoio e atendimento sejam realizados nos 141 municípios de Mato Grosso que possui mais de 740 assentamentos.



A energia solar fotovoltaica está cada vez mais presente no meio rural. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a capacidade instalada que era 9 megawatts (MW) em 2017 saltou para 47,2, em 2018.  Até março de 2019, a capacidade já alcançava 60,3 MW. 



Além dos da redução de custos com energia elétrica, a maior disponibilidade de linhas de financiamento para o setor rural impulsiona os negócios. O mapeamento da ABSOLAR aponta a existência de mais de 70 opções de financiamento de agentes públicos e privados para diversos setores da economia brasileira, incluindo a agropecuária.


SIMULAÇÃO