Mais autonomia e redução de recursos energéticos e na utilização de combustíveis fósseis, essas são apenas algumas das vantagens que a energia solar traz para a agricultura.
Fazendas autossustentáveis tem se tornado uma realidade cada vez mais comum. E, à medida que a utilização da energia solar fotovoltaica na agricultura oferece soluções especialmente projetadas para o setor agrícola, os agricultores descobrem os retornos e os benefícios desse investimento, especialmente em atividades onde as margens são tradicionalmente estreitas.
Os geradores movidos a combustíveis fósseis agora perdem espaço para essa tecnologia que utiliza um dos recursos mais abundantes no meio ambiente: o sol.
Hoje, você vai conhecer algumas vantagens dessa tecnologia que:
· Reduz a necessidade de geradores operados a combustíveis fósseis
· Diminui os gastos com energia da rede elétrica
· Aumenta o valor da propriedade
· Torna a produção agrícola mais sustentável.
Entenda as vantagens da energia solar na agricultura.
Mais autonomia na produção
Com estruturas precárias de sistema elétrico e até mesmo a ausência, propriedades rurais ficam a mercê de operadoras de energia elétrica, estando sujeitas a quedas de energia constante, que pode causar perdas e atrasos na produção.
Ao adotar a energia solar na agricultura, o produtor torna-se independente de fontes não renováveis, como geradores elétricos movidos a combustíveis, que por sua vez:
·Emitem gases nocivos à saúde;
· Produzem muita fumaça;
· Tem custo de instalação elevado;
· Possuem dependência total de combustíveis fósseis para a produção de energia, deixando o proprietário condicionado ao aumento no preço dos combustíveis.
· Requer medidas de segurança para prevenir incêndios, vazamentos e contaminação.
Os biogeradores também se mostram inviáveis na busca da autossuficiência energética:
· A quantidade de energia gerada pelos biogeradores não é constante, por isso exigem produção contínua;
· Geram energia por tempo limitado;
· Apresentam um longo período de retorno do investimento.
Por que a energia solar é a melhor opção?
Atualmente, existem diferentes soluções em sistemas fotovoltaicos que atendem diferentes necessidades. A modalidade ONGRID conecta o sistema a rede sem necessidade de bateria.
Além do ótimo custo benefício, está modalidade garante mais segurança ao produtor, pois possibilita que o excedente de energia produtivo pelo sistema seja “emprestado” para a concessionária que gera um crédito para que ele possa consumir a noite e em dias chuvosos.
Um sistema fotovoltaico além de melhorar a qualidade de vida dos moradores da fazenda, torna-la autônoma, garantindo que não ocorram problemas com a produção em caso de falta de energia. Além disso, protege a propriedade contra os aumentos abusivos nos preços da eletricidade fornecida pela rede elétrica.
REDUÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS E MODERNIZAÇÃO DO CAMPO
O agronegócio é um setor extremamente importante para a economia do país, sendo responsável por aproximadamente 23,5% do PIB.
À medida que o segmento cresce, sua constante modernização e alta demanda de produção exige a modernização do maquinário, aumento do uso de equipamentos e consequentemente, aumenta os custos e os impactos da produção.
O sol é uma fonte de energia limpa e renovável, além de reduzir os custos com eletricidade, desenvolvendo assim um negócio mais rentável, inteligente e tecnológico. Nesse caso, a energia solar torna-se aliada do produtor rural, pois:
· Viabiliza o crescimento e proporciona mais produtividade e economia a produção
· Ameniza os impactos garantindo uma produção mais sustentável do ponto de vista econômico e ambiental
· Não emite poluentes, portanto é uma energia limpa
· É uma fonte de energia renovável
· Com a manutenção correta, o sistema pode durar até 30 anos
ECONOMIA NAS ATIVIDADES
Além da agricultura a associação de equipamentos a painéis fotovoltaicos pode gerar benefícios, como o resfriamento de alimentos e até soluções alternativas para atividades agropecuárias, como a instalação de cercas elétricas para o manejo adequado de gado.
A energia solar aliada ao sistema de irrigação pode trazer inúmeros benefícios. Os sistemas de irrigação convencionais contam com bombeamento de água que utiliza energia elétrica para o pleno funcionamento, o que gera altas despesas com energia e um alto custo de manutenção.
Dessa forma, a energia solar tem se mostrado a solução mais econômica e precisa para sistemas de irrigação mais baratos, onde as propriedades rurais aproveitam a alta incidência dos raios solares e baixo custo da manutenção do sistema para a produção.
BAIXOS CUSTOS DE MANUTENÇÃO
Outro grande benefício da energia solar no campo são os baixos custos referentes à manutenção.
É importante que o equipamento seja inspecionado regularmente, com o objetivo de identificar eventuais desgastes dos componentes, oxidação nas conexões elétricas e peças nas estruturas mecânicas e, principalmente, efetuar a limpeza e remover o acúmulo de sedimentos, como poeira, sobre as placas solares.
Vale ressaltar que é fundamental um projeto bem elaborado e uma instalação correta, além do mais, a manutenção preventiva pode garantir uma vida útil do sistema superior aos 30 anos e ainda aumentar significativamente o seu retorno financeiro.
Eliminando os altos custos com energia elétrica, sua fazenda passa a poder crescer, podendo desenvolver novas atividades sem aumentar seus custos com energia, e até reinvestimento o dinheiro consequente do investimento em outras atividades. Ficou curioso para saber mais? Continue acompanhando nosso blog!