Fale conosco via WhatsApp

Chamar no WhatsApp

Guia de energia solar: conheça os componentes

Publicado em 26/10/2020
Compartilhe:


Para quem deseja investir ou até mesmo que já conta com um sistema de energia solar, é muito comum ter dúvidas sobre os equipamentos que o compõem e como é o funcionamento de cada um deles. Por isso, vendo todas as dúvidas relacionadas a este assunto e para auxiliar todos da melhor maneira, neste post, vamos explicar o que compõe um sistema de energia solar e qual é a função de todos eles dentro do sistema. Continue a leitura e aprenda!

Os componentes de um sistema de energia solar

Um sistema completo possui diversos equipamentos. São eles:

Módulos fotovoltaicos

Os módulos ou placas solares são formados por várias “células”, que realizam a captação da radiação solar. Numa linguagem mais “popular” e para que haja a compreensão, quando a radiação solar entra em contato com os módulos, acontece uma absorção dessa energia que é convertida e transmitida para o equipamento.

Inversor de frequência

Após a captação da radiação solar, os inversores entram em ação, convertendo a energia gerada (Corrente Contínua) em corrente alternada – a que é utilizada em equipamentos eletrônicos e afins. O inversor é utilizado tanto para o sistema on-grid, quanto para o off-grid, além disso, ele o responsável por ajustar a tensão e garantir o pleno funcionamento do sistema.

Medidor bidirecional

Como o sistema on-grid é conectado à rede elétrica, ele exige um medidor bidirecional, ou seja, um aparelho de faça a medição precisa de energia gerada e consumida e também da energia que fica excedente para rede de distribuição. Pois, só assim, é possível abater os créditos na conta de luz.

Caixa de junção

A caixa de junção, conhecida também como “string box”, possui um papel importante, pois é ela que protege os módulos contra desregulagens e também é nela que há o sistema de desligamento – indispensável quando é necessário fazer algum tipo de reparo e manutenção.

Baterias

As baterias são utilizadas apenas nos sistemas off-grid. Como este tipo de sistema não é conectado à rede de distribuição, é importante que ele tenha um componente que armazene a energia excedente gerada. Essas baterias possuem capacidade variada de armazenamento e a energia que fica no equipamento pode ser usada em momentos distintos, ficando a critério do proprietário.

Sistema de monitoramento

Este equipamento é acoplado ao inversor e, basicamente, é utilizado para monitorar todo o funcionamento do sistema: produção, conversão e afins. Além de ser indispensável para analisar e garantir o seu pleno funcionamento, o componente também evita que aconteça desperdícios ou subaproveitamentos da energia gerada.

Você gostou de saber e entender todas as peças de um sistema de energia fotovoltaica?

Conhecer bem o que compõe um sistema de energia solar é sempre importante para que você saiba para onde está indo o seu dinheiro e porquê este é um bom investimento. Para entender em detalhes como é o funcionamento de um sistema de energia solar, confira uma explicação completa baixando o nosso ebook:  “Guia Completo: ?como funciona a energia fotovoltaica”.


SIMULAÇÃO